sábado, 3 de novembro de 2007

A NATUREZA JÁ ESTÁ MUITO CANSADA


Imagem divulgada pela Nasa mostra que o degelo do oceano Ártico quebrou todos os recordes e encolheu neste ano mais de 1 milhão de quilômetros quadrados (fonte: UOL - 22 de setembro de 2007).
.
.
"A natureza já está muito cansada", escreveu o frade espanhol Luis Alfonso de Carvalho. Foi em 1695. Se nos visse agora... (E. Galeano)
.
"Das matas mediterrâneas, permanece em pé uns quinze por cento. Há um século, o arvoredo cobria metade da Etiópia, que hoje é um vasto deserto. A Amazônia brasileira perdeu florestas do tamanho do mapa da França. Pelam-se as matas, desertifica-se a terra, envenenam-se os rios, derretem-se os gelos dos pólos e as neves dos altos cumes. Em muitos lugares a chuva deixou de chover e em muitos outros chove como se o céu se abrisse. O clima do mundo está mais para hospício. As inundações e as secas, os ciclones e os incêndios incontroláveis são cada vez menos 'naturais', embora os meios de comunicação, contra toda evidência, insistam em chamá-los assim. O poder encolhe os ombros: quando este planeta deixar de ser rentável, mudo-me para outro.
As palavras perdem sentido, enquanto perdem sua cor o mar verde e o céu azul, que tinham sido pintados por gentileza das algas que lançaram oxigênio durante três bilhões de anos.
Essas luzinhas da noite estão nos espiando? As estrelas tremem de esturpor e medo. Elas não conseguem entender como continua dando voltas, vivo ainda, este nosso mundo, tão fervorosamente dedicado à sua própria aniquilação. E estremecem de susto, porque já viram que este mundo começa a invadir outros astros do céu."
( EDUARDO GALEANO - 2002 )
.
.
.
Essas questões me preocupam sinceramente, mais ainda num momento em que a voz dos céticos parece ganhar cada vez mais projeção. Tenho feito a minha parte, mas está longe de ser suficiente.
Que sensação de impotência e indignação! Mas não desisto.