domingo, 17 de julho de 2011

Expedição Megahertz - Relato de Viagem parte VIII

montanhas! finalmente, as montanhas!








de Mendoza saímos em direção a ruta 7, no entanto, optamos por alcançá-la por cima, passando pela reserva natural de Villavicencio, em direção a Uspallata.

passamos pelo monumento Canota e chegamos aos pés das montanhas. começamos a subir. a estrada é de chão batido, mas tão bem feita quanto o asfalto que deixamos para trás. carros pequenos transitam com naturalidade.
estamos nos Caracoles de Villavicencio. antigamente esta era a passagem obrigatória para se chegar ao Chile. é um caminho pitoresco, também conhecido como Camino de las 365 curvas ou La ruta de un año. são 17 km fazendo curvas sem parar, subindo em zig-zag pela montanha, o que torna a inclinação quase imperceptível para os quase 3 mil metros a que se chega.

a paisagem é estonteante. passamos pela velha estação de telégrafo que unia Mendoza com o Chile em 1934. alcançamos as Ruinas de Hornillos y El Balcón, um mirante geológico produzido pela erosão mecânica do vento e da água das chuvas, onde podemos ver rochas vulcânicas duras. chegamos à Cruz de Paramillos y Vía Crucis, uma cruz construída pelos jesuítas no início do século XVII.
chegamos, finalmente, no mirante do Cerro Aconcágua - do quechua: "Ackon Cahuak" ou "Centinela de Piedra".
é lindo e o vento forte e gelado já nos chega aos ossos. fotografo com os olhos, com a memória e a objetiva.
subiria até o topo.
fomos pelo caminho de Darwin, encontramos a placa de pedra e seguimos para Uspallata, passando pela estrada de pinheiros que, secos nesta época do ano, nos deram outro postal inesperado.
em Uspallata pegamos a ruta 7 em direção a Los Penitentes. a estrada dança entre montanhas cobertas de neve. a paisagem é deliciosamente branca e meus pés estão congelados. fazem -23º.














chegamos à estação.
meu coração opera em frevo. estou novamente diante dos monges, sentados, em silêncio.
meditam.
ainda são os mesmos e...
quanto a mim...

não tenho pensado sobre isso.