quinta-feira, 21 de julho de 2011

Expedição Megahertz - Relato de Viagem parte XII

um frio intenso nos acompanhou desde a primeira noite de retorno. o aquecedor do carro é uma ferramenta falida. estamos quase congelados.
optamos pela rota mais curta e eu, navegadora, me esqueci de verificar a distância de postos de combustíveis. foi por pouco.

a nevasca fez uma grande curva e passou a nossa frente. já havia nevado  em algumas cidadezinhas de beira de estrada quando ancoramos para reabastecer. a viagem está rápida.

indo para Córdoba, saímos da via principal e fomos por Traslasierra passando por Mina Clavero, um lugar cheio de rios, arroios serranos, pequenos vales, a Estancia Jesuítica la Candelaria no Camino de las Estancias - declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO - e o Camino de los Artesanos (pequenas comunidades autenticamente hippies). a rota provincial nos fez passar por Altas Cumbres, uma serra de rochas aparentes entrecortada por uma estradinha de rípio.

enfim, uma paisagem lindíssima e lugares inesquecíveis.

ir a Córdoba e não passar por Mina Clavero é como ir a Cuiabá e não conhecer a Chapada dos Guimarães: não viu nada.


















depois de Altas Cumbres saímos na estrada de Carlos Paz. Se o Roberto Carlos tivesse passado por aqui antes de compor aquela música que fala das "curvas da estrada de Santos", certamente teria cantado "as curvas da estrada de Carlos Paz".